segunda-feira, 9 de abril de 2012

Criar sonhos


Sàrmede é uma cidade encantada para quem ama a ilustração e os livros. 
Depois de Bologna estive lá, é bem pertinho, fica na região de (Treviso), na Itália. Apesar de minúscula essa cidade é grande ao estimular sonhos. Abaixo, uma nova sede esta sendo construída para abrigar exposições da arte para infância.
E vejam que Sàrmede já é uma ilustração, em todos os sentidos.
Com arte, magia, encanto e... surpresas.
Ministrei um curso de ilustração com base em tudo o que acredito. Numa imagem literária cheia de infância para aguçar a curiosidade e amplia o conhecimento com asas na imaginação. Pensando nisso, Sàrmede também propõe uma aventura ao estimular "faz de conta". Existe lá uma escola.
Para pensar em imagem narrativa com argumento, critica, aprendizagem e sonhos, muitos sonhos. No curso reforcei uma base técnica sem deixar de pensar nos estereótipos. Foi bom, muito bom, todos experimentaram a expressividade longe de modelos prontos. Dentro do lúdico surgiram inúmeras possibilidades para pensar na imagem para livros como arte. 
E assim começou.
Algumas demonstrações e exercícios
Estudos e anotações
Criação
Sonhos em imagens
Imagens em sonhos
Tudo foi incrível. Dentro e fora da sala de aula o sonho não para. Em toda cidade, em todas as horas, em todos os momentos que estivemos juntos.
 Ah! Tenho tanto que agradecer. Algumas fotos são minhas e enviadas pelos cursistas. Grazie.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entre Nuvens


Nada melhor do que iniciar uma nova postagem divulgando algo que me deixou extremante feliz. Meu novo livro ”Tra le Nuvole”, publicado pela editora italiana Il Giocco de leggere. Nasceu na Bologna Childrens Book Fair 2012. Logo ao chegar no evento fui direto ao Stand  e... surpresas boas. Encontrei além do livro minha querida editora brasileira, Brinque Book, fazendo os acertos finais para o livro ganhar a original versão brasileira. Viva! Em breve por aqui.
Bologna Childrens Book Fair, que acontece na Itália, é o maior e mais importante evento de negócios relacionado aos livros para infância. Uma experiência fantástica para a profissionalização do setor. Um evento com presença única e específica de expositores do mundo inteiro, editores, escritores, tradutores, agentes literários, gráficas, livreiros, designs, distribuidores, escolas, e indiscutivelmente, ilustradores. E as crianças? Estão presentes dentro dos adultos que aproveitam a oportunidade para negociar, ver, pensar e descobrir a profissão em seus diversos seguimentos. 
No período de 19 a 22 de março, o evento ofereceu reflexão sobre a literatura para infância em
Quatro pavilhões de fantasia e sonho.
Impossível acompanhar toda programação, mas segue o meu panorama.
Ao ingressar na feira o primeiro espaço é dedicado aos personagens principais, os ilustradores.
Exposição selecionada entre 2685 candidatos com 360 imagens expostas.
Apesar de escutar regularmente que a experimentação prevalece na seleção e a maior parte dos originais não são para livros. Sou inteiramente de acordo com qualquer expressividade por narrativa visual. Podemos olhar algumas ilustrações como grandes exemplos de ousadia. Independente de serem acolhidos ou não para o suporte livro alguns artistas propõem mudanças corajosas, encorajando aspirantes e proporcionando reflexão.
O essencial é provocar um olhar emocional, para que o leitor amplie sua crença no livro, na leitura visual e admita que a estética pode contribuir, assim como as palavras, para o entendimento do mundo através de uma expressividade plástica narrativa e transformadora. 
Portugal, como pais homenageado trouxe suas cerejas, um titulo sugestivo para despertar a curiosidade do panorama português através de 25 artistas. O esforço dos profissionais brasileiros e instituições como a FNLIJ, somados a um excelente clima de negócios das editoras com a Apex-Brasil e a CBL atraiu um olhar atento ao mercado nacional. Já esta confirmado que em 2014 o Brasil será o pais homenageado.
Espaço de reflexão
 Espaço de divulgação
 Muitas editoras em pavilhões imensos
Associações de ilustradores e vendas de originais.
Prêmios importantes como Bologna Ragazzi Awad em diferentes categorias para livros.
Premio Astrid Lindgren Award 2012 para o autor Guus Kuijer.
E o Stand de Sarmede, escola na cidade conhecida como pais das fabulas, da qual fui convido para ministrar aula depois deste grande evento. Falo disso na minha próxima postagem.
Fora dos pavilhões também aconteceram exposições, conferências, workshops, encontros especializados no tema. Conferi Charles Dickens: Mostra To Century After, La trilogia del Limite com Suzy Lee, Mostra di Ana Juan, mostra de Maurizio A.C Quarello. Tudo andando pela cidade, Linda cidade.
Vista de Bologna pela Torre degli Asinelli.